Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa

  


  Documentos - últimas entradas

Edital - Deliberação de Bolsas de Estudo
Ficheiro pdf, tamanho: 584.8 KB

Aviso – Lista unitária de ordenação final do procedimentos concursal comum por tempo indeterminado – Técnico Superior (Contabilidade e Gestão Financeira)
Ficheiro pdf, tamanho: 593.3 KB

Ata da Reunião Ordinária de 05.12.2019
Ficheiro pdf, tamanho: 2.8 MB

Edital - Reunião Pública - dezembro 2019
Ficheiro pdf, tamanho: 281.3 KB

Edital - Consulta pública - Processo para aumento da distância regulamentar do "Paiol"
Ficheiro pdf, tamanho: 226.8 KB

  Projecto Degredo e Santa Catarina


  Boletim Municipal


ver todos  

  Contactos

Município de Santa Cruz da Graciosa
Telf: 295 730 040
E-mail: geral@cm-graciosa.pt
Horario: 8:30h / 16:30h


Assembleia Municipal
Telf: 295 730 042
E-mail: amscg@cm-graciosa.pt
Horario: 9:00h / 17:00h


Bilbioteca Municipal
Telf: 295 712 340
E-mail: biblioteca@cm-graciosa.pt
Horario: 8:30h / 18:00h


Centro Cultural
Telf: 295 732 190
Horario: 14:00h / 17:00h


Pavilhão Municipal
Telf: 295 732 713
Horario: 15:00h / 21:00h

  Noticias



terça-feira, dia 03 de abril de 2018
FEIRA TAURINA DA GRACIOSA 2018

Em Agosto, por ocasião das festas concelhias, realizar-se-á mais uma Feira da Graciosa. 
Nos moldes de anos anteriores, a feira está montada em duas Corridas à Portuguesa, que serão levadas a cabo a 11 e 13 de Agosto. Como sempre, merece a atenção dos aficionados, tanto dos locais como dos muitos que nos visitam nessa altura, e da imprensa taurina nacional. Para além do cartel, a Praça de Toiros da Ilha Graciosa é chamariz e atractivo natural, pela espectacularidade do local onde foi construída, pela sua singularidade, sendo reconhecida um pouco por todo o universo taurino, como demonstram várias publicações em redes sociais e em páginas do género.

Em termos artísticos, teremos como cabeça de cartaz o cavaleiro João Ribeiro Telles. A comemorar 10 anos de alternativa, o cavaleiro da Herdade da Torrinha, traz no sangue a arte de bem montar da família Telles, uma casa com história na tauromaquia nacional.
No que se refere a espectáculos, opta pela qualidade e não pela quantidade, preferindo estar presente nas feiras e corridas principais, assumindo assim que os Açores e, neste caso, a Feira da Graciosa são passagens importantes para esta temporada de celebração. Em 2017, esteve presente em 25 corridas, distribuídas de norte a sul de Portugal, com passagens por Espanha e Estados Unidos da América. Triunfou em praças como Vila Franca, Chamusca e Coruche.
Vem pela primeira vez à Graciosa e demonstra grande espectativa na passagem pelos Açores, uma vez que também faz a sua estreia na Corrida das Festas da Praia.
O “Ginga”, como é conhecido, tem passagens confirmadas pelo Campo Pequeno, principal Praça de Toiros do país, onde actua na abertura da temporada no próximo dia 5 de Abril. Outro grande momento será na Feira de San Isidro, em Madrid, naquela que é a maior e mais prestigiada Feira Taurina do mundo.
A par de João Telles, estarão presentes os dois cavaleiros açorianos em actividade, nomeadamente Tiago e João Pamplona. Ambos têm demonstrado nos últimos anos a sua qualidade, fome de triunfo e trabalho de casa feito, na procura de aperfeiçoar as suas montadas e forma de toureio. Presos pela insularidade, veem as suas temporadas resumidas praticamente às corridas que se realizam nas praças açorianas. Em 2017, João Pamplona actuou em 6 espectáculos e o irmão, Tiago Pamplona, em 5, lucrando boas actuações, com destaque para o triunfo de João Pamplona nas Sanjoaninas.
Os cavaleiros da Quinta do Malhinha olham para a Feira da Graciosa com grande expectativa, tentados como sempre triunfar na praça desta ilha, onde se estrearam e são presença assídua há longos anos.

Quanto às pegas, estarão a cabo do Grupo de Forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, Amadores de Monsaraz e Forcados Amadores do Ramo Grande. Esta temporada, o grupo da Tertúlia comemora o seu 45.º aniversário e por ocasião das Sanjoaninas o actual cabo, Adalberto Belerique, passará a jaqueta a João Pedro Ávila. Na Praça de Toiros da Ilha Graciosa estrearão também os Forcados de Monsaraz, grupo fundado em 2004, actualmente capitaneado por Ricardo Cardoso, e que na temporada passada pegou em cerca de 10 corridas. Os Homens da jaqueta do Ramo Grande, apresentam-se como o grupo mais novo, mas com uma história assente em triunfos e passagens pelas principais praças de toiros do país.

Por último, e não menos importantes, no campo ganadeiro serão lidados toiros da ganadaria continental Eng.º Luís Rocha, ganadaria prestigiada e que já lidou toiros na Praça da Graciosa. Para a segunda corrida, os artistas terão pela frente um curro de Rego Botelho.
Estão assim lançados os dados para que a Feira Taurina da Graciosa seja um sucesso e do agrado de todos os aficionados que marcarem presença.





  Outras Fotos



  Contratação Pública

  Proteção Civil da Graciosa

  Discussão Pública

  Urbanismo

  Ambiente

  Apoios

  CPCJ Graciosa

  Censos




Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa
Largo Vasco da Gama | 9880-352 Santa Cruz da Graciosa
Telefone 295 730 040 | E-mail geral@cm-graciosa.pt
Portal desenvolvido por Dolfine.com / Pacotemais.com