Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa

  


  Documentos - últimas entradas

Relação de dívidas a fornecedores - 3.º Trimestre 2018
Ficheiro pdf, tamanho: 48.6 KB

Qualidade da Água | 3.º Trimestre | Zona Norte
Ficheiro pdf, tamanho: 532.4 KB

Qualidade da Água | 3.º Trimestre | Zona das Fontes
Ficheiro pdf, tamanho: 844.7 KB

Qualidade da Água | 3.º Trimestre | Zona do Quitadouro
Ficheiro pdf, tamanho: 518.1 KB

Qualidade da Água | 3.º Trimestre | Zona da Feteira/Pontal
Ficheiro pdf, tamanho: 841.8 KB

  Projecto Degredo e Santa Catarina


  Boletim Municipal


ver todos  

  Contactos

Município de Santa Cruz da Graciosa
Telf: 295 730 040 / Fax: 295 732 300
E-mail: geral@cm-graciosa.pt
Horario: 8:30h / 16:30h


Assembleia Municipal
Telf: 295 730 042
E-mail: amscg@cm-graciosa.pt
Horario: 9:00h / 17:00h


Bilbioteca Municipal
Telf: 295 712 340
E-mail: biblioteca@cm-graciosa.pt
Horario: 8:30h / 18:00h


Centro Cultural
Telf: 295 732 190
Horario: 14:00h / 17:00h


Pavilhão Municipal
Telf: 295 732 713
Horario: 15:00h / 21:00h

  Noticias



segunda-feira, dia 30 de julho de 2018
ABERTURA DA EXPOSIÇÃO

Decorreu, no passado sábado, dia 28 de julho, a abertura da exposição “Profiles”, na Biblioteca Municipal de Santa Cruz da Graciosa, que contou com a presença de muitos graciosenses e estará patente naquele espaço até 29 de agosto.

A Câmara Municipal apoiou este projeto de arte dedicado à Graciosa, realizado por Premiata Ditta, com a colaboração dos habitantes da nossa ilha. O envolvimento dos graciosenses neste projecto artístico é a essência do mesmo, tendo-se desenvolvido uma relação de proximidade social entre os artistas e a população local. O resultado final é apresentado através de desenhos à mão e as experiências vivenciadas serão relatadas através de um livro.

Os autores do projecto, na sua nota de imprensa, revelam o seguinte:
“Há mais de 10 anos que visitamos o arquipélago dos Açores, sendo cada uma das suas ilhas tão particular e diferente da outra. Propusemos às instituições locais um projecto dedicado aos habitantes destas ilhas e à sua história, a partir da Graciosa, um lugar ao qual nos sentimos fortemente ligados. A partir de alguns amigos locais e da sua ajuda, conseguimos envolver um certo número de pessoas que nos permitiram entrar em suas casas e escolher os temas dos nossos desenhos: cantos pessoais e os respetivos bens, eletrodomésticos, memórias, o contraste entre a limpeza e a sujidade do dia-a-dia. No âmbito dessas visitas, os habitantes contaram-nos as suas próprias histórias e a história da ilha.
A partir de 28 de julho, apresentaremos os desenhos e as histórias em forma de exposição na Biblioteca Pública de Santa Cruz, na Graciosa, que será sucedida por um livro / catálogo. Através de desenhos e palavras (nossas e deles) e com grande envolvimento queremos criar “retratos” das pessoas e do território onde habitam.
Profiles é, aparentemente, uma ideia simples, mas encontra algumas dificuldades, pois vai além do limiar íntimo e revela a despersonalização pela qual todos nós somos subjugados exatamente numa fase histórica que nos força a destacar a nossa singularidade.
Este projeto faz parte de uma série de trabalhos através dos quais pretendemos detetar os efeitos da globalização e mercantilização dos indivíduos, o que leva a identificar as pessoas apenas como consumidores. (Veja a definição de “perfil digital” da internet e dos órgãos de comunicação social).

Neste caso particular, estamos interessados em perceber a constante evolução das tradições e ainda como é que elas estão sobrevivendo numa época de capitalismo global, um tempo conduzido pela lógica totalitária de aceleração e alienação das pessoas daqueles objetos (produtos) que traçam as suas identidades, moldam as suas paisagens mentais afetando os territórios onde todos vivemos.
Em muitos dos nossos trabalhos procuramos chamar a atenção in loco para contribuir com uma reflexão sobre a possibilidade de criar novas economias e novos estilos de vida, mais lentos e mais cuidadosos com as relações humanas e com a relação entre a humanidade e a natureza.” 
Anna Stuart Tovinni & Vincenzo Chiarandà





  Outras Fotos

  Discussão Pública

  Urbanismo

  Ambiente

  Apoios

  CPCJ Graciosa

  Censos




Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa
Largo Vasco da Gama | 9880-352 Santa Cruz da Graciosa
Telefone 295 730 040 | Fax 295 732 300 | E-mail geral@cm-graciosa.pt
Portal desenvolvido por Dolfine.com / Pacotemais.com