Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa

  


  Documentos - últimas entradas

Aviso - Hasta Pública - Viatura - Ligeiro de Passageiros
Ficheiro pdf, tamanho: 334.9 KB

ATA Nº 22/2023 Reunião Pública Ordinária de 28 de setembro de 2023
Ficheiro 09, tamanho: 2.9 MB

Edital – Reabertura o trânsito e do estacionamento na Rua D. Afonso Henriques após a conclusão da intervenção de limpeza da caleira das águas pluviais da zona envolvente aos Paúis
Ficheiro pdf, tamanho: 347.5 KB

Qualidade da Água | 2.º Trimestre | Zona Fontes
Ficheiro pdf, tamanho: 187.8 KB

AVISO CMSCG - Alteração ao Regulamento do Plano de Pormenor da Zona Industrial de Santa Cruz da Graciosa e respetivas Plantas de Condicionantes e de Implantação
Ficheiro pdf, tamanho: 1.9 MB

  Projecto Degredo e Santa Catarina


  Boletim Municipal


ver todos  

  Contactos

Município de Santa Cruz da Graciosa
Telf: 295 730 040
E-mail: geral@cm-graciosa.pt
Horario: 8:30h / 16:30h


Assembleia Municipal
Telf: 295 730 042
E-mail: amscg@cm-graciosa.pt
Horario: 9:00h / 17:00h


Bilbioteca Municipal
Telf: 295 712 340
E-mail: biblioteca@cm-graciosa.pt
Horario: 8:30h / 18:00h


Centro Cultural
Telf: 295 732 190
Horario: 14:00h / 17:00h


Pavilhão Municipal
Telf: 295 732 713
Horario: 15:00h / 21:00h

  Noticias



segunda-feira, dia 30 de julho de 2018
ABERTURA DA EXPOSIÇÃO

Decorreu, no passado sábado, dia 28 de julho, a abertura da exposição “Profiles”, na Biblioteca Municipal de Santa Cruz da Graciosa, que contou com a presença de muitos graciosenses e estará patente naquele espaço até 29 de agosto.

A Câmara Municipal apoiou este projeto de arte dedicado à Graciosa, realizado por Premiata Ditta, com a colaboração dos habitantes da nossa ilha. O envolvimento dos graciosenses neste projecto artístico é a essência do mesmo, tendo-se desenvolvido uma relação de proximidade social entre os artistas e a população local. O resultado final é apresentado através de desenhos à mão e as experiências vivenciadas serão relatadas através de um livro.

Os autores do projecto, na sua nota de imprensa, revelam o seguinte:
“Há mais de 10 anos que visitamos o arquipélago dos Açores, sendo cada uma das suas ilhas tão particular e diferente da outra. Propusemos às instituições locais um projecto dedicado aos habitantes destas ilhas e à sua história, a partir da Graciosa, um lugar ao qual nos sentimos fortemente ligados. A partir de alguns amigos locais e da sua ajuda, conseguimos envolver um certo número de pessoas que nos permitiram entrar em suas casas e escolher os temas dos nossos desenhos: cantos pessoais e os respetivos bens, eletrodomésticos, memórias, o contraste entre a limpeza e a sujidade do dia-a-dia. No âmbito dessas visitas, os habitantes contaram-nos as suas próprias histórias e a história da ilha.
A partir de 28 de julho, apresentaremos os desenhos e as histórias em forma de exposição na Biblioteca Pública de Santa Cruz, na Graciosa, que será sucedida por um livro / catálogo. Através de desenhos e palavras (nossas e deles) e com grande envolvimento queremos criar “retratos” das pessoas e do território onde habitam.
Profiles é, aparentemente, uma ideia simples, mas encontra algumas dificuldades, pois vai além do limiar íntimo e revela a despersonalização pela qual todos nós somos subjugados exatamente numa fase histórica que nos força a destacar a nossa singularidade.
Este projeto faz parte de uma série de trabalhos através dos quais pretendemos detetar os efeitos da globalização e mercantilização dos indivíduos, o que leva a identificar as pessoas apenas como consumidores. (Veja a definição de “perfil digital” da internet e dos órgãos de comunicação social).

Neste caso particular, estamos interessados em perceber a constante evolução das tradições e ainda como é que elas estão sobrevivendo numa época de capitalismo global, um tempo conduzido pela lógica totalitária de aceleração e alienação das pessoas daqueles objetos (produtos) que traçam as suas identidades, moldam as suas paisagens mentais afetando os territórios onde todos vivemos.
Em muitos dos nossos trabalhos procuramos chamar a atenção in loco para contribuir com uma reflexão sobre a possibilidade de criar novas economias e novos estilos de vida, mais lentos e mais cuidadosos com as relações humanas e com a relação entre a humanidade e a natureza.” 
Anna Stuart Tovinni & Vincenzo Chiarandà





  Outras Fotos



  Proteção de Dados

  Contratação Pública

  Proteção Civil da Graciosa

  Discussão Pública

  Urbanismo

  Ambiente

  Apoios

  CPCJ Graciosa

  Censos




Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa
Largo Vasco da Gama | 9880-352 Santa Cruz da Graciosa
Telefone 295 730 040 | E-mail geral@cm-graciosa.pt
Portal desenvolvido por Dolfine.com / Pacotemais.com