Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa

  


  Documentos - últimas entradas

Edital - Deliberação de Bolsas de Estudo
Ficheiro pdf, tamanho: 584.8 KB

Aviso – Lista unitária de ordenação final do procedimentos concursal comum por tempo indeterminado – Técnico Superior (Contabilidade e Gestão Financeira)
Ficheiro pdf, tamanho: 593.3 KB

Ata da Reunião Ordinária de 05.12.2019
Ficheiro pdf, tamanho: 2.8 MB

Edital - Reunião Pública - dezembro 2019
Ficheiro pdf, tamanho: 281.3 KB

Edital - Consulta pública - Processo para aumento da distância regulamentar do "Paiol"
Ficheiro pdf, tamanho: 226.8 KB

  Projecto Degredo e Santa Catarina


  Boletim Municipal


ver todos  

  Contactos

Município de Santa Cruz da Graciosa
Telf: 295 730 040
E-mail: geral@cm-graciosa.pt
Horario: 8:30h / 16:30h


Assembleia Municipal
Telf: 295 730 042
E-mail: amscg@cm-graciosa.pt
Horario: 9:00h / 17:00h


Bilbioteca Municipal
Telf: 295 712 340
E-mail: biblioteca@cm-graciosa.pt
Horario: 8:30h / 18:00h


Centro Cultural
Telf: 295 732 190
Horario: 14:00h / 17:00h


Pavilhão Municipal
Telf: 295 732 713
Horario: 15:00h / 21:00h

  Noticias



segunda-feira, dia 11 de março de 2019
FEIRA TAURINA DA GRACIOSA 2019

A Comissão Organizadora da Feira Taurina da Graciosa apresentou o cartaz para este ano, em conferência de imprensa, hoje ao início da tarde.

"Passou um ano e aqui voltamos nós para dar a conhecer de que forma se compõe o cartaz da Feira Taurina da Graciosa 2019. Seguindo o padrão de anos anteriores, a Praça de Toiros da Ilha Graciosa irá acolher duas Corridas à Portuguesa, espectáculos agendados para os dias 10 e 12 de Agosto. Inserida nas festas concelhias, Senhor Santo Cristo dos Milagres, a Feira Taurina assume-se como um marco da tauromaquia regional e nacional, trazendo até à ilha branca um número significativo de aficionados, funcionado de certa forma como cartaz turístico. A globalização e redes sociais têm sido uma boa alavanca de promoção do que temos para oferecer, desde logo porque é possível ter o cartaz das corridas nos maiores órgãos de comunicação social tauromáquicos, e porque existe uma grande divulgação da nossa Praça de Toiros, pelas suas particularidades, pela sua beleza, e pelo meio em que está inserida.
Voltando à estrutura das corridas, como cabeça de cartaz e artista mais antigo de alternativa, grande figura da tauromaquia portuguesa, o cavaleiro António Ribeiro Telles. Dispensa grandes apresentações, pois a sua longa carreira é conhecida e reconhecida por todos os aficionados da Festa Brava. Sem dúvida um maestro na arte de bem montar, e na actualidade o maior representante do classicismo no toureio a cavalo. 
António Ribeiro Telles, em 2018 toureou em mais de duas dezenas de corridas. Marcou presença nas mais importantes praças do país, como vem sendo hábito. Mas da última temporada ressalta o apoteótico triunfo em Vila Franca de Xira, no mês de Outubro, num mano-a-mano com o consagrado Diego Ventura.
É sempre com grande ilusão que os artistas chegam à Praça de Toiros da Ilha Graciosa, sabem que vão encontrar um ambiente contagiante, e tudo fazem para satisfazer quem pagou pelo bilhete. António Ribeiro Telles não tem que dar provas do seu valor, mas a sua humildade fará com que logre boas lides para o público graciosense e dos muitos que nos visitam por essa altura. 
Para a presente temporada tem em agenda actuações nas mais importantes praças do país, começando desde logo por estar presente daqui a precisamente um mês na abertura da temporada do Campo Pequeno, duas tardes em Santarém, e passagens pelo Coliseu de Redondo, Chamusca, Salvaterra de Magos, Almeirim, etc. 
Presença assídua no Monte d’Ajuda, juntam-se a António Telles os cavaleiros Tiago Pamplona e João Pamplona. A chamada prata da casa, mas que vale ouro. Os irmãos Pamplona têm trilhado um caminho seguro, e seguindo o legado do pai João Carlos Pamplona e do avô Raul. Mesmo distantes dos grandes palcos, nas suas actuações imprimem muita garra e vontade de chegar às bancadas. Nas edições recentes da Feira da Graciosa têm contagiado os aficionados com lides de nota alta e o público reconhece o valor destes jovens açorianos.
Para além de uma ou outra corrida no outro lado do Atlântico, actuam na grande montra que são as Sanjoaninas, e para esta temporada, confirmada está a presença do Tiago numa nocturna do Campo Pequeno, uma corrida há muito ansiada, e em que também marcarão presença os dois grupos de forcados da ilha Terceira. Que tudo corra pelo melhor. 
Os cavaleiros da Quinta do Malhinha serão assim recebidos uma vez mais na Feira da Graciosa como se sentissem em casa, pois nesta ilha também têm as suas raízes. 
No que diz respeito aos forcados, aqueles que merecem um enorme respeito do público por se colocarem de peito aberto á frente do toiro, fazem parte do cartel o Grupo de Forcados Amadores de Coruche, Forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, e Amadores do Ramo Grande. O grupo de Coruche, fundado em 1971, é um dos que mais toiros pegou a época passada em Portugal, e é capitaneado por José Tomás. Quanto aos forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e Amadores do Ramo Grande, capitaneados por João Pedro Ávila e Manuel Pires respectivamente, regressam a esta praça depois de importantes actuações nas Sanjoaninas, Campo Pequeno e Corrida da Praia.
Estreia nesta ilha são os toiros da ganadaria continental Santiago, toiros esses adquiridos pelo ganadeiro local Valentim Santos. Destacou-se em 2018 por exemplo no concurso de ganadarias de Arruda dos Vinhos, em que triunfou. Para a segunda corrida, será lidado um curro da ganadaria terceirense de Rego Botelho, casa de bravo que viu na última temporada serem lidados toiros de boa nota, principalmente a cavalo.
Conhecidos estão os contornos da Feira Taurina da Graciosa 2019. Contamos com a presença de todos, que o tempo esteja de agrado, e que seja um sucesso."

A Comissão Organizadora





  Outras Fotos



  Contratação Pública

  Proteção Civil da Graciosa

  Discussão Pública

  Urbanismo

  Ambiente

  Apoios

  CPCJ Graciosa

  Censos




Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa
Largo Vasco da Gama | 9880-352 Santa Cruz da Graciosa
Telefone 295 730 040 | E-mail geral@cm-graciosa.pt
Portal desenvolvido por Dolfine.com / Pacotemais.com