Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa

  


  Documentos - últimas entradas

Aviso - Republicação do Regulamento de atribuição de bolsas de estudo a estudantes do ensino superior do concelho de Santa Cruz da Graciosa
Ficheiro pdf, tamanho: 6 MB

Ata N.º 28/2020 da Reunião Ordinária de 03 de dezembro
Ficheiro pdf, tamanho: 965.7 KB

Ata N.º 27/2020 da Reunião Extraordinária de 26 de novembro
Ficheiro pdf, tamanho: 1.4 MB

Retificação do Aviso n.º 64/2020, de 5 de novembro, publicado no Jornal Oficial
Ficheiro pdf, tamanho: 218.5 KB

Aviso Diário da República - Designação para o Cargo de Chefe da DASUAS
Ficheiro pdf, tamanho: 417.2 KB

  Projecto Degredo e Santa Catarina


  Boletim Municipal


ver todos  

  Contactos

Município de Santa Cruz da Graciosa
Telf: 295 730 040
E-mail: geral@cm-graciosa.pt
Horario: 8:30h / 16:30h


Assembleia Municipal
Telf: 295 730 042
E-mail: amscg@cm-graciosa.pt
Horario: 9:00h / 17:00h


Bilbioteca Municipal
Telf: 295 712 340
E-mail: biblioteca@cm-graciosa.pt
Horario: 8:30h / 18:00h


Centro Cultural
Telf: 295 732 190
Horario: 14:00h / 17:00h


Pavilhão Municipal
Telf: 295 732 713
Horario: 15:00h / 21:00h

  Noticias



segunda-feira, dia 04 de junho de 2012
"EM BUSCA DE PAINHO-DE MONTEIRO"
A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa em parceria com a Associação de Turismo dos Açores e o realizador Pedro Carvalho têm o prazer de convidar V. Exa. e acompanhantes a estarem presentes no lançamento do documentário: "Em busca do Painho-de-Monteiro", no Centro Cultural da Ilha Graciosa, no dia 07 de junho, pelas 21:30.


Em busca do Painho-de-monteiro é o título do documentário de Pedro Carvalho, que estreia na ilha Graciosa, no Centro Cultural da ilha Graciosa, no dia 7 de Junho, pelas 21:30.
Após a estreia no passado dia 29 de Maio, em Sesimbra, no âmbito do Finisterra – Arrábida Film & Art Festival, no qual foi premiado com 2.º prémio na categoria de Natureza e Vida Selvagem, a Associação Regional de Turismo (ART), patrocinadora do documentário, organiza a estreia na ilha Graciosa em parceria com a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa.
Pedro Carvalho, visitante assíduo dos Açores nas suas visitas à ilha Graciosa acompanha os observadores de aves que procuram o Painho-de-monteiro na ilha Graciosa e conta a história do investigador Luís Monteiro que nos anos de 1990 a identificou como espécie endémica dos Açores. Luís Monteiro, investigador do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores, que faleceu a 11 de Dezembro de 1999, não chegou a ver o reconhecimento da ave a que ficou associada ao seu nome.
Gaspar Frutuoso relata a existência de muitos painhos no arquipélago, no séc. XVI. No entanto, foram intensamente capturados para extracção de óleo. Na época da baleação eram observados a alimentarem-se dos desperdícios da actividade e a que chamavam de Melro-da-baleia. Apesar de serem observados também nas Flores e Corvo, os estudos do DOP apenas indicam nidificação de espécies nos ilhéus da ilha Graciosa. É no ilhéu da Praia, onde foram colocados ninhos artificiais pelo DOP, que se considera haver maior colónia de painhos-de-monteiro do mundo, com cerca de 100 pares (
http://siaram.azores.gov.pt/)
Os residentes da ilha Graciosa que viram o seu acesso ao ilhéu da Praia limitado, hoje vêem o ilhéu e a sua ilha enaltecida neste documentário, o qual coloca a Graciosa nos trilhos dos observadores de aves internacionais, que já visitam a ilha apenas para conhecer esta ave rara, recorrendo aos serviços das empresas marítimo-turísticas.
A ART reconhece a importância para os Açores, da actividade turística de observação de aves e dos estudos científicos realizados na região, bem como da qualidade do documentário de Pedro Carvalho para a promoção, e associa-se como principal patrocinadora deste trabalho, que conta também com diversos apoios de entidades, tais como, SRAM, SPEA, RTP-Açores, Instituto Hidrográfico e Nautigraciosa.
Associado à estreia do documentário na ilha graciosa, a ART promove uma acção de sensibilização enquadrada na Semana da ciência da Escola Básica e Secundária da Graciosa, no dia 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente, realizada pelo Observatório Marinho dos Açores. A acção é intitulada por “Mais Ovos no Oceano”.

Download do trailer do documentário através deste link:
http://wtrns.fr/yoO9g3al3paPzUo




  Outras Fotos



  Contratação Pública

  Proteção Civil da Graciosa

  Discussão Pública

  Urbanismo

  Ambiente

  Apoios

  CPCJ Graciosa

  Censos




Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa
Largo Vasco da Gama | 9880-352 Santa Cruz da Graciosa
Telefone 295 730 040 | E-mail geral@cm-graciosa.pt
Portal desenvolvido por Dolfine.com / Pacotemais.com