Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa

  


  Documentos - últimas entradas

Relatório Conclusões e Recomendações ROC 2017
Ficheiro pdf, tamanho: 1.2 MB

Parecer ROC 2017
Ficheiro pdf, tamanho: 153.9 KB

Certificação Legal de Contas ROC 2017
Ficheiro pdf, tamanho: 528.6 KB

Ata da Reunião Extraordinária de 20.04.2018
Ficheiro pdf, tamanho: 1.3 MB

Edital - Qualidade da Água 2018 - 1.º Trimestre - Zona Sul
Ficheiro pdf, tamanho: 605.5 KB

  Projecto Degredo e Santa Catarina


  Boletim Municipal


ver todos  

  Contactos

Município de Santa Cruz da Graciosa
Telf: 295 730 040 / Fax: 295 732 300
E-mail: geral@cm-graciosa.pt
Horario: 8:30h / 16:30h


Assembleia Municipal
Telf: 295 730 042
E-mail: amscg@cm-graciosa.pt
Horario: 9:00h / 17:00h


Bilbioteca Municipal
Telf: 295 712 340
E-mail: biblioteca@cm-graciosa.pt
Horario: 8:30h / 18:00h


Centro Cultural
Telf: 295 732 190
Horario: 14:00h / 17:00h


Pavilhão Municipal
Telf: 295 732 713
Horario: 15:00h / 21:00h

  Noticias



terça-feira, dia 03 de abril de 2018
FEIRA TAURINA DA GRACIOSA 2018

Em Agosto, por ocasião das festas concelhias, realizar-se-á mais uma Feira da Graciosa. 
Nos moldes de anos anteriores, a feira está montada em duas Corridas à Portuguesa, que serão levadas a cabo a 11 e 13 de Agosto. Como sempre, merece a atenção dos aficionados, tanto dos locais como dos muitos que nos visitam nessa altura, e da imprensa taurina nacional. Para além do cartel, a Praça de Toiros da Ilha Graciosa é chamariz e atractivo natural, pela espectacularidade do local onde foi construída, pela sua singularidade, sendo reconhecida um pouco por todo o universo taurino, como demonstram várias publicações em redes sociais e em páginas do género.

Em termos artísticos, teremos como cabeça de cartaz o cavaleiro João Ribeiro Telles. A comemorar 10 anos de alternativa, o cavaleiro da Herdade da Torrinha, traz no sangue a arte de bem montar da família Telles, uma casa com história na tauromaquia nacional.
No que se refere a espectáculos, opta pela qualidade e não pela quantidade, preferindo estar presente nas feiras e corridas principais, assumindo assim que os Açores e, neste caso, a Feira da Graciosa são passagens importantes para esta temporada de celebração. Em 2017, esteve presente em 25 corridas, distribuídas de norte a sul de Portugal, com passagens por Espanha e Estados Unidos da América. Triunfou em praças como Vila Franca, Chamusca e Coruche.
Vem pela primeira vez à Graciosa e demonstra grande espectativa na passagem pelos Açores, uma vez que também faz a sua estreia na Corrida das Festas da Praia.
O “Ginga”, como é conhecido, tem passagens confirmadas pelo Campo Pequeno, principal Praça de Toiros do país, onde actua na abertura da temporada no próximo dia 5 de Abril. Outro grande momento será na Feira de San Isidro, em Madrid, naquela que é a maior e mais prestigiada Feira Taurina do mundo.
A par de João Telles, estarão presentes os dois cavaleiros açorianos em actividade, nomeadamente Tiago e João Pamplona. Ambos têm demonstrado nos últimos anos a sua qualidade, fome de triunfo e trabalho de casa feito, na procura de aperfeiçoar as suas montadas e forma de toureio. Presos pela insularidade, veem as suas temporadas resumidas praticamente às corridas que se realizam nas praças açorianas. Em 2017, João Pamplona actuou em 6 espectáculos e o irmão, Tiago Pamplona, em 5, lucrando boas actuações, com destaque para o triunfo de João Pamplona nas Sanjoaninas.
Os cavaleiros da Quinta do Malhinha olham para a Feira da Graciosa com grande expectativa, tentados como sempre triunfar na praça desta ilha, onde se estrearam e são presença assídua há longos anos.

Quanto às pegas, estarão a cabo do Grupo de Forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, Amadores de Monsaraz e Forcados Amadores do Ramo Grande. Esta temporada, o grupo da Tertúlia comemora o seu 45.º aniversário e por ocasião das Sanjoaninas o actual cabo, Adalberto Belerique, passará a jaqueta a João Pedro Ávila. Na Praça de Toiros da Ilha Graciosa estrearão também os Forcados de Monsaraz, grupo fundado em 2004, actualmente capitaneado por Ricardo Cardoso, e que na temporada passada pegou em cerca de 10 corridas. Os Homens da jaqueta do Ramo Grande, apresentam-se como o grupo mais novo, mas com uma história assente em triunfos e passagens pelas principais praças de toiros do país.

Por último, e não menos importantes, no campo ganadeiro serão lidados toiros da ganadaria continental Eng.º Luís Rocha, ganadaria prestigiada e que já lidou toiros na Praça da Graciosa. Para a segunda corrida, os artistas terão pela frente um curro de Rego Botelho.
Estão assim lançados os dados para que a Feira Taurina da Graciosa seja um sucesso e do agrado de todos os aficionados que marcarem presença.





  Outras Fotos

  Urbanismo

  Ambiente

  Apoios

  CPCJ Graciosa

  Censos




Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa
Largo Vasco da Gama | 9880-352 Santa Cruz da Graciosa
Telefone 295 730 040 | Fax 295 732 300 | E-mail geral@cm-graciosa.pt
Portal desenvolvido por Dolfine.com / Pacotemais.com